Decisão histórica condena mulher a oito meses de prisão e pagamento de indenização por ofensas racistas contra os filhos do casal em um restaurante em Portugal.
Nesta sexta-feira (15), Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso celebraram, através de suas redes sociais, a decisão da Justiça portuguesa que condenou Adélia Barros, de 59 anos, pelo crime de racismo. A condenação refere-se a um episódio ocorrido em 30 de julho de 2022, quando os filhos do casal, Titi e Bless, na época com 9 e 7 anos, respectivamente, foram vítimas de ofensas racistas em um restaurante na Costa da Caparica, Portugal.
Casal celebra decisão da Justiça portuguesa
Segundo o jornal Público, Adélia Barros foi condenada a oito meses de prisão, pena que será cumprida em liberdade sob a condição de não reincidência nos próximos quatro anos. Além disso, a mulher deverá pagar uma indenização de 14 mil euros (cerca de R$ 86,5 mil) às crianças e uma multa de 2.500 euros (aproximadamente R$ 15 mil) à associação SOS Racismo. O tribunal determinou também que a condenada se submeta a tratamento para alcoolismo, justificativa apresentada por sua defesa durante o julgamento.
O casal de atores brasileiros, que se manifestou no Instagram, celebrou a decisão, destacando seu simbolismo na luta contra o racismo. “Há quase três meses a gente celebrava uma vitória contra o racismo no Brasil. E, hoje, direto de Salvador, neste mês que nos pede consciência para que lembremos da herança escravocrata que herdamos, a gente volta para propagar mais uma vitória contra o racismo, desta vez em Portugal”, escreveram.
Eles também ressaltaram o impacto de seu privilégio na obtenção de justiça: “Sabemos que essa vitória acontece por termos visibilidade e por sermos brancos. Sabemos que somos mais ouvidos que quaisquer mãe ou pai negros que ainda são silenciados. Sabemos. E não podemos parar – principalmente se o nosso privilégio fizer diferença numa luta. É esse o nosso papel, é esse o papel da branquitude”.
Relembre o caso
O episódio ocorreu em 2022 durante uma viagem de férias da família. Uma mulher branca, identificada como Adélia Barros, proferiu ofensas racistas contra Titi e Bless, além de insultar uma família de turistas angolanos que estava no local. Entre as palavras ditas, estavam “pretos imundos” e pedidos para que deixassem o restaurante e “voltassem para a África”.
Conforme relatado pela assessoria do casal ao g1, Giovanna reagiu imediatamente às ofensas, discutindo com a mulher. Enquanto isso, Bruno acionou a polícia, que conduziu a agressora detida. Durante a abordagem, Adélia também cometeu injúrias contra os agentes da Guarda Nacional Republicana.
Em sua publicação, Giovanna e Bruno lembraram o ocorrido: “Como todos sabem, no dia 30 de julho de 2022 nossos filhos e uma família de turistas angolanos foram vítimas de racismo quando estávamos de férias da Costa da Caparica. Sim, o racismo não dá férias, mas hoje parece dar uma trégua com mais uma condenação histórica.”
Eles destacaram o caráter inédito da decisão: “Esta é a primeira vez que a lei portuguesa condena uma pessoa em consequência do racismo. A mulher que agrediu nossos filhos – que são crianças – foi condenada a oito meses de prisão. Logo, estamos muito confiantes na Justiça Portuguesa e somos também gratos aos nossos advogados portugueses Rui Patrício e Catarina Mourão que sempre nos fizeram acreditar que a justiça seria feita.”
O casal finalizou a mensagem com um apelo à continuidade da luta antirracista: “Mais uma vez estamos emocionados. Mais uma vez agradecemos a comoção pública e a imprensa brasileira e a de nossos amigos portugueses. E mais uma vez devemos dizer que precisamos seguir vigilantes, pois o racismo segue diminuindo, ferindo, matando. E não podemos esmorecer diante dele”.
News
Bruna Marquezine chora ao receber convite para filme da DC: ‘A ficha não caiu’
A atriz usou as redes sociais para anunciar que terá sim uma brasileira em um filme de super-herói da DC. A atriz Bruna Marquezine falou pela primeira vez sobre ter sido aprovada no filme internacional Besouro Azul, da DC. Ela publicou em suas redes…
Bruna Biancardi mostra perrengue nos cuidados com Mavie: ‘Uma missão’
Dedicada aos cuidados de Mavie, a primeira filha com Neymar Jr, Bruna Biancardi mostrou que, às vezes, a tarefa pode ter desafios Bruna Biancardi se divertiu ao mostrar o “outro lado” da maternidade, nesta quinta-feira (29). A influenciadora é mãe de Mavie,…
Bruna Biancardi impressiona ao posar na piscina e ganha recado de ex de Neymar
Namorada de Neymar Jr, Bruna Biancardi está curtindo uma temporada com o jogador de futebol na Arábia Saudita. Em suas redes sociais, a influenciadora digital compartilhou um vídeo curtindo a piscina da nova mansão da família. Nas imagens, a modelo impressionou ao exibir…
Neymar posta foto com a filha Mavie e web aponta semelhança curiosa
Internautas aproveitam cliques de Neymar com Mavie, filha do jogador com Bruna Biancardi, para destacar semelhança entre pai e filha Nesta sexta-feira, 30, o jogador NeymarJr. (32), atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, compartilhou fotos ao lado da filha Mavie, fruto do relacionamento…
Amanda Kimberlly realizou uma festa simples e intimista para celebrar os dois meses de Helena, fruto do seu relacionamento com Neymar
Amanda Kimberlly realizou uma festa simples e intimista para celebrar os dois meses de Helena, fruto do seu relacionamento com Neymar Nesta terça-feira, 3, Amanda Kimberlly celebrou mais um mês da filha Helena, fruto do seu relacionamento com Neymar. A pequena está completando dois…
Acompanhando os treinos de Neymar na Arábia Saudita, Bruna Biancardi derreteu os internautas com registros de passeio em família
Há quase um mês na Arábia Saudita para acompanhar os treinos de Neymar, Bruna Biancardi aproveitou uma noite de descanso do atleta para explorar a capital Riad em família nesta terça-feira, 3. Bruna, Neymar e a filha do casal, Mavie, ainda foram para…
End of content
No more pages to load