Em uma rua tranquila e arborizada, repleta de propriedades multimilionárias, uma casa se destaca: uma mansão de 1360 metros quadrados que Elon Musk, 53 anos, planeja transformar em um complexo familiar incomum.

Nos últimos meses, Musk imaginou seus filhos (pelo menos 11 deles) e duas de suas três mães vivendo em propriedades adjacentes. As crianças poderiam fazer parte da vida uma da outra, enquanto Musk teria mais liberdade para passar tempo com elas.

Logo atrás da mansão há outra mansão de seis quartos. O valor combinado das duas propriedades é de cerca de US$ 35 milhões. Quando está em Austin, Musk geralmente fica em uma terceira mansão a cerca de 10 minutos de caminhada.

São três mansões, três mães, 11 filhos e um misterioso pai bilionário. O medo da queda nas taxas de natalidade está até levando Musk a expandir sua já incomum família.

“Estou fazendo o meu melhor para enfrentar a crise populacional. A queda nas taxas de natalidade é a maior ameaça que a civilização já enfrentou. Marquem minhas palavras, esta é a triste verdade. Espero que vocês tenham famílias grandes, e parabenizo aqueles que têm famílias grandes”, Musk disse orgulhosamente.

Como defensor da fertilização in vitro, Musk depositou sua fé no aumento da população mundial. Ele até doou seu esperma para amigos e conhecidos, incluindo a ex-candidata à vice-presidência Nicole Shanahan.

Nos últimos dois anos, Musk ficou cada vez mais obcecado com o que ele vê como uma ameaça. Ele acredita que um colapso populacional global é iminente e que a humanidade será exterminada. Demógrafos dizem que esse cenário apocalíptico é improvável, mas o bilionário encorajou seus fãs a terem o máximo de filhos possível.

“As crianças devem ser tratadas como uma emergência nacional”, Musk tuitou em junho.

Musk agora está baseado na Pensilvânia, imerso em sua campanha presidencial e gastando dezenas de milhões de dólares para financiar a campanha de Trump. Uma vitória de Trump faria de Musk o cidadão privado mais poderoso do país.

Um cidadão está ansioso para criar um complexo familiar. Uma das mães, Shivon Zilis, CEO da startup de tecnologia cerebral de Musk, Neuralink, mudou-se para a mansão com seus filhos. Claire Boucher, a musicista mais conhecida pelo nome artístico Grimes, até agora evitou seu ex-marido.

As visões de Musk parecem ser semelhantes às de seu pai, Errol Musk. O homem de 78 anos tem sete filhos com três mulheres.

“Você cria cavalos”, disse Errol Musk em uma entrevista em setembro. “Os humanos são iguais. Se você tem um bom pai e uma boa mãe, você terá filhos especiais. Se você não tem filhos, eu sinto muito por você.”

No início de 2021, logo após se mudar da Califórnia para o Texas, Musk doou anonimamente US$ 10 milhões para a Universidade do Texas em Austin. Esta foi a maior doação de Musk para a educação, ajudando a estabelecer um grupo de pesquisa chamado Population Wellbeing Initiative (PWI) com a missão de conduzir pesquisas quantitativas em ciências sociais. Diz-se que o objetivo final é legitimar a visão de que “baixas taxas de natalidade são uma ameaça à prosperidade a longo prazo”.

Muitos especialistas acreditam que Musk usou as mídias sociais extensivamente para amplificar o birtherismo. O bilionário sempre enfatizou que a taxa de declínio populacional está piorando, e então ele próprio está correndo para… ter mais filhos.

“Olhe para os números. Se as pessoas não tiverem mais filhos, a civilização entrará em colapso”, Musk alertou. “Muitas pessoas acham que o mundo está muito lotado. Eu acho que é exatamente o oposto.

Olhe para os números reais de hoje, se as pessoas não tiverem mais filhos, a civilização entrará em colapso. Lembre-se do que eu disse. A base da economia é o trabalho. Se não houver trabalhadores suficientes, a economia sofrerá. Quero enfatizar que não temos pessoas suficientes.”

Elon Musk não é o único bilionário preocupado com a queda da taxa de natalidade. Jack Ma, Chairman do Alibaba Group, concorda que as pessoas precisam ter mais filhos.

“O primeiro KPI do casamento é ter resultados, ter produtos. Qual é o produto? São filhos”, disse Jack Ma. “Casar não é sobre acumular riqueza, não é sobre comprar uma casa ou um carro, mas sobre ter filhos juntos. Tenha mais filhos!”